Conheça as Cidades sedes das Etapas de 2020 !

Luminárias/MG  02/02/2020-XXI ETEL !

Integrando o Circuito Turístico Vale Verde Quedas D água, região privilegiada, lugares tranquilos e grande potencial no Ecoturismo .

No Sul de Minas Gerais, a cidade de Luminárias é cercada por montanhas,  nome da cidade se deve a Serra das Luminárias, que fica ao lado da cidade, segundo contam os mais antigos apareciam pontos luminosos nesta serra, estes de origem desconhecidas até hoje, daí ser este o nome da cidade.
Situada em uma região privilegiada por um grande potencial Ecoturístico, o município faz parte da Estrada Real e integrando o Circuito Turístico Vale Verde Quedas D água.
Os principais atrativos turísticos de Luminárias estão o Complexo da Serra Grande (várias cachoeiras, grutas, picos, piscinas naturais), com destaque para a gruta da Serra Grande, uma das mais bonitas grutas de quartzito, a cachoeira do Funil, o complexo de cachoeiras do Mandembe, Pedra Furada,  Água Santa, que desde o século XVIII recebe visitas de pessoas de diversas partes do país para se banhar em suas águas que são conhecidas pelo seu poder de curas milagrosas, o estreitamento do Inferno, as pinturas rupestres, o Ribeirão do Lavarejo, a Serra de Luminárias, que deu origem ao nome da cidade.
Os praticantes de esportes de aventura e radical locais para a prática do Rapel, Escalada, Bóia-cross, Trekking, Enduro, Off-road, Biking, Montanhismo, além de inúmeras cachoeiras e cavernas em quartzito.
Luminárias se destacam pelo povo acolhedor que preserva suas tradições, a cultura popular, Folias de Reis, contadores de causos, modas de viola, fogões de lenha, cachaças com o frango caipira com quiabo e o torresmo.

Carmo do Rio Claro/MG – 08/03/2020- Enduro da Tormenta !

As belezas naturais são a melhores atrações do município. A diversidade dos pontos turísticos de Carmo do Rio Claro encanta quem aqui visita. A natureza presenteou a cidade com belas cachoeiras, montanhas com vistas encantadoras, muito verdes e o Lago de Furnas que banha o município.
Lago de Furnas – Carmo do Rio Claro possui 221 km2 do Lago de Furnas e é a maior cidade com área inundada pela represa. Cercado por montanhas e lagos, perfeito para relaxar e praticar esportes de ecoturismo.
Ambientes relax de arquitetura inspirada nas românticas e charmosas vilas italianas. Hospedagem com requintes de exclusividade. Alavancando outras iniciativas como uma boa casa de cafés com variedades de doces e salgados que com certeza agradaria e muito os paladares dos turistas mais exigentes. Cachoeira da Água Limpa, Santa Quitéria e da Alegria, Ponte Torta – sob o Lago de Furnas, a ponte liga os bairros rurais, Museu do Índio – mais de mil peças indígenas preservadas pelo artesão Antônio Adalto Leite, que desde 1954 mantém o maior museu particular de peças indígenas do estado de Minas.
Os tecelões se utilizam toda a sua criatividade na confecção de tecidos utilizados em  diversas peças de decoração, acessórios e vestuário. Muitas peças ainda recebem acabamento de crochê e bordado. As conservas de doces são fabricadas sem nenhum tipo de aditivo químico, realçando ainda mais o sabor das frutas. A variedade e a disposição das frutas nos recipientes e os desenhos feitos manualmente tornam cada vidro de conserva uma peça de arte única. Anualmente acontece a Feira de Artesanato Local, além da Feira de Artesanato na Praça Dona Maria Goulart aos domingos. O número de tecelões cresce a cada dia na maioria das casas da cidade, o tear garante a renda da família.
Fonte : Guia do Turismo.

Piumhi/MG- 05/04/2020 – Enduro Portal da Canastra !

Conhecida como cidade carinho, tem pouco mais de 30 mil habitantes, tranqüila e acolhedora, típica do interior de Minas Gerais. A população alegre e receptiva deixa à vontade os turistas que visitam a região. A localização privilegiada facilita o acesso a dois grandes pontos turísticos do Estado: o Lago de Furnas e a Serra da Canastra. Piumhi fica a apenas 16 km de Capitólio, principal município às margens do Lago de Furnas, repleto de belezas naturais como cânions e cachoeiras. A 60 km por estrada asfaltada, está São Roque de Minas, principal acesso ao Parque Nacional da Serra da Canastra, onde estão a nascente do rio São Francisco e a mais famosa cachoeira formada por ele, a Casca D´Anta.

A cidade é plana, tem um clima quente e agradável. As terras férteis são utilizadas para plantio de milho, feijão e café. O café produzido em Piumhi, considerado de excelente qualidade, é exportado há muitos anos. A pecuária de gado leiteiro e de corte também ajuda a sustentar a economia do município. No comércio completo e diversificado, o turista encontra produtos típicos da região como queijos, doces, tecelagem e confecções.

Piumhi é cercada pelas serras de Pimenta, Andaime e Cromo, onde há rampas para prática de paraglider. A principal rodovia de acesso é a MG-050, que liga Belo Horizonte ao Nordeste do Estado de São Paulo (região de Ribeirão Preto). Entre os 853 municípios mineiros, Piumhi está na trigésima-nona posição em qualidade de vida.

Fonte : Portal serradacanastra.com

 

Enduro dos Ipês – Lavras/MG -02 e 03 Maio 2020 

 

Um dos pontos fortes é o bom nível educacional da sua população, uma das melhores do Estado

Lavras possui um elevado índice de qualidade de vida, sendo conhecida internacionalmente devido aos seus centros de excelência universitária como a UFLA.

Um dos pontos fortes de Lavras é o bom nível educacional da sua população, indicando uma situação educacional no município como uma das melhores do estado. Além das opções culturais oferecidas pelos museus, teatros e campus das universidades locais, a cidade conta com diversas atrações, sendo uma delas o Parque Florestal Quedas do Rio Bonito (reserva florestal mantida pela Associação Abraham Kasinski).

A área do parque compreende muitas atrações, como cachoeiras, trilhas para caminhada, pedalinhos, piscinas naturais, restaurante, mirante, cachoeira, tirolesa e playground.

Principais pontos turísticos de Lavras:

Serra do Campestre (ou da Bocaina): ponto culminante do município. Dependendo da visibilidade é possível avistar a cidade de São Thomé das Letras, Luminárias, São Bento Abade, Ijaci e outras cidades vizinhas.

Cachoeira dos Ipês, um dos principais atrativos turísticos de Lavras. A cachoeira possui uma exuberante queda,

Igreja de Nossa Senhora do Rosário: conhecida como Matriz de Sant’ana, foi tombada pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico. Museus de História Natural e Bi Moreira: situados no Campus Histórico da UFLA (Universidade Federal de Lavras).

Praça na Zona Norte: possui uma locomotiva antiga a vapor, chamada popularmente de “Maria-Fumaça” em memória aos antigos funcionários.

 

 

Cássia/MG –  Maio 2020 – Enduro de Sta Rita de Cássia !

 

Enduro do Café – Três Pontas/MG -12 de Julho 2020 – 2º Enduro VEMP !

 

São Thomé das Letras/MG – 25 Outubro 2020 – Enduro de São Thomé!

 

 

Lambari/MG – 15 Novembro 2020!

 

× Como posso te ajudar?